O Pavilhão Multiusos Expo-Mértola volta a ser palco, já no próximo dia 7 de junho, de mais uma Jornada da Caça (inserida na 3ª edição) desta iniciativa promovida pelo Município de Mértola com o objetivo de reforçar a capacitação técnica na área da caça sustentável e da valorização da biodiversidade.
Do programa proposto para esta edição de junho, destaque para o Curso de Gestão Cinegética e Promoção da Biodiversidade, promovido pela Escola Profissional ALSUD / Escola de Caça, Pesca e Natureza, com financiamento do Fundo Ambiental e em parceria com o Município de Mértola a decorrer a partir das 08h45 e que visa dotar os formandos de competências essenciais na gestão cinegética com enfoque na conservação da natureza.
Segundo a organização “esta formação registou lotação esgotada, reflexo do elevado interesse e procura por qualificações nesta área. No entanto, a organização informa que ainda existem vagas disponíveis para o Curso de Gestão da Perdiz-vermelha e outras Aves Estepárias, a iniciar brevemente (mais informações em www.alsud.pt).
Durante a tarde, a partir das 15h00, terá lugar o workshop “Munições sem chumbo na caça maior”, com o objetivo de sensibilizar para os impactos do chumbo na atividade cinegética e apresentar alternativas seguras e eficazes.
A ação inclui momentos teóricos e práticos, com fornecimento de equipamentos por parte da organização, e termina com a entrega de diplomas, coletes «Embaixadores Munições sem Chumbo» e munições aos participantes com melhor desempenho na avaliação de tiro. Uma formação gratuita e aberta ao público, mas que carece de inscrição prévia através do link:
Segundo a organização, “ambas as iniciativas inserem-se num conjunto mais alargado de ações desenvolvidas no âmbito das Jornadas da Caça – Formações: Especializações de Caça, com o objetivo de qualificar agentes do setor, promover boas práticas e consolidar Mértola como território de referência na caça responsável e na preservação do património natural”